combos proteste

Teste avalia combos de fast food e desaconselha o consumo

Geral, Saúde Nenhum Comentário 81

Da Redação

A Proteste Associação de Consumidores avaliou 14 combos de cinco lanchonetes de fast-food, sendo quatro infantis (cheeseburger, batata frita e bebida pequenos) e 10 adultos (sanduíche, batata frita e bebida médios), e constatou: todos são verdadeiras bombas de gordura, sódio e açúcar, que contribuem para o aumento de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e hipertensão.

Dos combos adultos, o combo Whopper Duplo com Queijo do Burger King liderou em quantidade de calorias (1.278 kcal), seguido pelo Chicken Crisp, da mesma rede (1.115 kcal). Entre os infantis, o Club BK, também do Burger King, é o mais calórico (736 kcal).

Todos os lanches apresentaram níveis ruins de gordura total e saturada. O Whopper Duplo com Queijo, do Burger King, contém a maior quantidade dos dois. O Trio Croc, do Giraffas, contém o maior teor de gordura total, 16,6%. Ou seja, em uma única refeição deste combo, consome-se mais que o máximo recomendado de gorduras totais diárias para um adulto.

Entre os lanches infantis, o McLanche Feliz contém quantidade elevada de gordura saturada, chegando a 43% dos valores diários de referência para este nutriente.

Os níveis de gordura trans, a mais nociva para o organismo, foram considerados bons – com exceção do lanche Double Cheddar, do Habib’s, onde foi encontrado 0,91 g.

Os níveis de sódio também são preocupantes. Apenas cinco combos apresentaram níveis aceitáveis do nutriente – três infantis e dois adultos. O MegaClone, do Giraffas, é o lanche que contém mais sal (2,1 g), ultrapassando a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de consumo, que é de 2 g por dia. Entre os infantis, o GiraLanche, também do Giraffas, contém o teor mais elevado de sódio.

A quantidade de açúcar nas bebidas também está acima dos aceitáveis para o consumo (6,3%). Os refrigerantes do MCDonald’s e Giraffas apresentaram 10% de açúcar e os do Bob’s, 7,3%.

Na comparação com teste realizado pela Proteste em 2009, os níveis de gordura saturada e trans diminuíram em até 11%. Contudo, os índices de gorduras totais aumentaram – de 29 g para 42 g nos combos adultos e de 19 para 24 g nos infantis. A quantidade de calorias também subiu em 8%. E o açúcar nos refrigerantes diminuiu nos combos adultos, entretanto, aumentou nos infantis.

Por isto, a Proteste alerta: o consumo destes alimentos deve ser feito com moderação, especialmente por crianças e adolescentes.

Os combos infantis testados foram: McLanche Feliz (McDonald’s), GiraLanche (Giraffas), Tri Kids (Bob’s) e Club BK (Burger King). E os combos adultos foram: Chicken Salad e Double Cheddar (Habib’s), McChicken e Big Mac (McDonald’s), Trio Croc e Megaclone (Giraffas), Big Bob e Bob’s Crispy (Bob’s), Whopper Duplo com Queijo e Chicken Crisp (Burger King).

A avaliação completa está disponível na revista ProTeste Saúde nº 21 de julho, que é distribuída exclusivamente aos associados à entidade e também no site: www.proteste.org.br

Comentários

Comentários

Deixe um comentário


CC 3.0, exceto quando especificado ou para conteúdos reproduzidos de terceiros. O crédito à SpressoSP é obrigatório. Por Bryan.com.br

Buscar

Back to Top