(Foto: swperman / Flickr)

São Paulo: Vias de tráfego intenso terão corredores de ônibus com catracas nas plataformas

Capital, Geral Nenhum Comentário 46

Prefeitura apresentou projeto para a construção de 147km de corredores de ônibus e 12 novos terminais

Da Redação  

Em algumas vias, usuário pagará a passagem no próprio ponto de ônibus (Foto: swperman / Flickr)

A prefeitura de São Paulo apresentou nesta terça-feira, 9, durante audiência pública, os detalhes do projeto de construção de novos corredores de ônibus nas avenidas Bandeirantes, 23 de Maio, Celso Garcia e Radial Leste. De acordo com projeto, nestas vias, os usuários pagarão a passagem nas plataformas de embarque. A gestão municipal prepara a licitação para a construção de 147 km de corredores de ônibus e 12 terminais.

Na zona sul, além das avenidas dos Bandeirantes e da 23 de Maio, outros 62 km de corredores de ônibus serão construídos nas avenidas Engenheiro Luiz Carlos Berrini, Sabará, Miguel Yunes, Carlos Caldeira, Cocaia, Belmira Marin, M’Boi Mirim e Vila Natal. Já na zona leste, além das avenidas Celso Garcia e Radial Leste, as perimetrais Itaim Paulista-São Mateus e Bandeirantes-Salim Farah Maluf serão beneficiadas com novos corredores.

O projeto prevê que em, alguns trechos, os coletivos terão espaço para ultrapassarem outros ônibus, o que aumenta a agilidade do sistema. O projeto também determina a construção de ciclovias no trajeto de todos os novos corredores.

Outro ponto que visa aumentar a agilidade dos corredores de ônibus é o fato de que o projeto prevê que nos novos corredores não existam interferências que possam reduzir a velocidade dos coletivos como, por exemplo, semáforos. Para isso, serão construídas túneis e pontes para evitar que os veículos da transporte coletivo percam tempo durante o trajeto.

Os doze novos terminais de ônibus serão construídos nas zonas sul, leste e norte. Na zona leste, os bairros de São Mateus, Itaim Paulista, Tiquatira, Vila Maria e Concórdia serão beneficiados. Já na zonal sul, os bairros Aeroporto, Jardim Miriam, Baronesa, Varginha, Jardim Eliana e Pedreira receberam novos terminais. Na zona norte, a Prefeitura pretende instalar um novo terminal na Anhanguera. Todos serão equipados com bicicletários.

A expectativa da Prefeitura é que as obras comecem em 2014 com um orçamento total de R$ 7 bilhões. O cronograma detalhado das obras não foi divulgado por Jilmar Tatto,  secretário de Transportes.

Com informações do Portal G1.

Deixe um comentário


*


CC 3.0, exceto quando especificado ou para conteúdos reproduzidos de terceiros. O crédito à SpressoSP é obrigatório. Por Bryan.com.br

Search

Back to Top